













Localizada na Vila do Topo, no concelho da Calheta, esta igreja foi datada até ao séc. XVI, tendo sido sujeita a várias intervenções de reconstrução ao longo do séc. XVIII, devido aos danos que sofreu pelo terramoto de 1757 (frequentemente apelidado de “Mandado de Deus”).
É o que resta da primitiva igreja que lá existia e que foi arrasada pela erupção vulcânica de 1808. Nesta zona de Urzelina, além de poder apreciar uma vista privilegiada para a ilha montanha, também pode encontrar alguns moinhos de vento – também conhecidos por Moinhos dos Mistérios – que merecem a sua visita.
O ilhéu do Topo localiza-se no extremo sudeste de São Jorge, ou seja, na ponta da ilha oposta à Ponta dos Rosais. Este caracteriza-se pelo seu terreno extremamente plano e por albergar uma grande diversidade de nidificações de aves marinhas. As águas circundantes do ilhéu são frequentemente procuradas para a prática de mergulho e observação de espécies marinhas.
O microclima da zona providencia as condições necessárias para fazer crescer plantações de café, um caso raro na Europa. Estas servem para consumo próprio existindo também locais de venda ao público. Este apresenta um sabor único e intenso. Ainda, subsiste nesta fajã a arte da tecelagem, com técnicas de ponto alto e de repasso.
A Fajã da Caldeira de Santo Cristo é uma Reserva Natural e uma Área Ecológica Especial. Aqui encontrará uma lagoa ímpar, a única nos Açores onde se desenvolvem as Amêijoas (tapes decussatus) de São Jorge. Ainda, este local é considerado um santuário para os praticantes do surf e do bodyboard devido ao reef break. Situada na mesma localidade está a bela Fajã dos Cubres, cuja possui uma lagoa rica em camarões. Estes camarões são utilizados como isco para a pesca.
A Fajã dos Cubres é uma das paisagens mais emblemáticas da ilha de São Jorge. Aqui situa-se uma lagoa – Lagoa dos Cubres – que é frequentemente utilizada por pescadores para apanhar camarão, que, por sua vez, é utilizado na pesca à garoupa. Existe ainda uma grande diversidade de aves marinhas e migratórias que se refugiam aqui, sendo um excelente lugar para a observação das mesmas.
Nesta zona encontravam-se uma variedade de azenhas (que se encontram desativadas hoje em dia) alimentadas pelas várias linhas de água que por aqui passam. Nesta reserva, poderá visitar o Miradouro das Relheiras, que lhe proporcionará uma vista fantástica sobre a zona panorâmica do local.
Situada na costa sul da ilha de São Jorge na Freguesia das Manadas, Concelho de Velas. Nesta fajã podemos encontrar duas ermidas, a de Nossa Senhora das Almas e a de Santo Cristo, sendo que esta última foi construída em 1882. Além disso, pode avistar um antigo Poço de Baixa Mar e ótimos miradouros.
Esta é sem dúvida uma das fajãs mais procuradas da costa norte da ilha, quer seja pela sua acessibilidade quer seja pelos seus encantos naturais. As piscinas naturais são ótimas zonas de banhos e atribuem uma singularidade a esta fajã, destacando-se neste sentido a Poça Simão Dias, Monumento Natural de Interesse Municipal.
A Poça Simão Dias está localizada na fajã do Ouvidor, uma das maiores fajãs da costa norte da ilha de São Jorge. Constitui-se como uma emblemática piscina natural do arquipélago e é considerada por todos os que lá passam como um local de beleza estonteante. Carateriza-se a nível geológico por apresentar disjunções prismáticas nas suas arribas, fruto das escoadas lávicas que deram a sua forma.
Com uma altitude de 835 metros, o Pico das Caldeirinhas fornece uma vista panorâmica da ilha, bem como para outros acidentes geológicos de grande altitude, como, por exemplo, o Pico das Brenhas. Dependendo da estação do ano em que escolher visitar, é possível encontrar, no Pico das Caldeirinhas, uma lagoa sazonal, ou seja, uma lagoa que enche ou seca conforme certas estações do ano.
Localizado na freguesia dos Rosais, o Parque Florestal das Sete Fontes possui uma variada e extensa coleção de espécies vegetais comuns e endémicas da Macaronésia. Estas mesmas espécies são frequentemente realocadas para diferentes zonas da ilha, para decorar espaços de lazer.
Localizada no extremo Noroeste da ilha, este local é caracterizado por altas falésias costeiras, que acentuam a imponência desta paisagem. Aqui, localiza-se o Farol dos Rosais, que na altura em que foi construído, era o farol mais tecnologicamente avançado de Portugal. Esteve ativo entre 1958 e 1982 e encontra-se totalmente abandonado e inativo hoje em dia. A partir daqui, é possível avistar, não só, avistar os ilhéus dos Rosais, mas também as ilhas do Faial e Pico. Para os amantes da observação de aves, este local é ideal para a prática da atividade, visto que muitas espécies de aves marinhas nidificam aqui.















































































