Pico

FILTRO:

Filtro Categoria

Município das Lajes do Pico

Ilha: Pico

Categoria: Animação

Aqua Açores – Whale & Dolphin Watching

Ilha: Pico

Categoria: Animação

Oásis Rent a Car

Ilha: Pico

Categoria: Transporte

Restaurante Pub Arruda

Ilha: Pico

Categoria: Alimentação

Via Bar & Grill

Ilha: Pico

Categoria: Alimentação

Restaurante Faia

Ilha: Pico

Categoria: Alimentação

PONTOS DE INTERESSE

Igreja de Santa Maria Madalena

Constitui-se como o maior templo religioso da ilha do Pico.

Mostrar
Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Inserida no Convento dos Franciscanos, nas Lajes do Pico, onde atualmente funciona a Câmara Municipal, as finanças e a polícia.

Mostrar
Igreja de São Sebastião

Localizada na Calheta do Nesquim, esta igreja é fruto de uma antiga ermida que existia neste local no séc. XVI.

Mostrar
Igreja Matriz de Lajes

Dedicada à Santíssima Trindade, foi construída em substituição do outro templo que lá existia. No seu interior existe um órgão construído em 1804.

Mostrar
Igreja Matriz de São Roque

Reedificada em 1766 sobre um templo mais antigo, esta apresenta no seu interior uma magnífica talha dourada.

Mostrar
Igreja e Convento de São Pedro Alcântra

Em São Roque do Pico, edifício de estilo barroco.

Mostrar
Arcos do Cachorro

São uma formação rochosa com a forma de um focinho de cão e é dai que esta zona adquiriu o seu nome. Devido à erosão rochosa, surgiram diversos túneis onde o mar penetra, o que cria vistas interessantes.

Mostrar
Lajido de Santa Luzia

Esta área é caracterizada pela extensão de escoadas lávicas basálticas provenientes da Montanha do Pico. Atualmente, é uma zona de paisagem protegida e distingue-se pelas casas construídas em pedra, seguindo o estilo arquitetónico característico da Ilha do Pico.

Mostrar
Museu da Indústria Baleeira

Aqui situava-se antigamente o centro de transformação das baleias, aproveitando as suas matérias primas.

Mostrar
Mistérios de São João e Silveira

A denominação tem origem nos campos de lava das erupções vulcânicas que saiam do solo e destruíam os seus bens. Por não saberem do que se tratava, os habitantes apelidaram a este fenómeno de “mistérios”.

Mostrar
Lagoa do Capitão

Situada no centro da ilha do Pico, a Lagoa do Capitão surge a 790 metros de altitude. Apresenta-se como uma importante reserva de água doce e oferece uma excelente vista panorâmica para a montanha do Pico.

Mostrar
Montanha do Pico

Este é o ponto mais alto de Portugal, com 2351 metros de altitude. A sua subida é um desafio muito interessante para os mais aventureiros e, apesar da sua exigência, a vista do seu topo sobre toda a ilha do Pico e as restantes ilhas do grupo central irá recompensar o seu esforço. Desde 1982 que esta montanha é classificada como Reserva Natural. Deve procurar a ajuda de um guia especializado para subir a montanha.

Mostrar
Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha

Edifício com caraterísticas solarengas, constitui-se como um local cultural importante para compreender a paisagem da cultura da vinha da ilha do Pico que é, desde 2004, Património da Humanidade da UNESCO.

Mostrar
Paisagem Protegida da Cultura da Vinha

Desde 2004 que a cultura da vinha e a sua paisagem, bem presentes na zona de Criação Velha e de Santa Luzia, foram reconhecidas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. As uvas de casta Verdelho são protegidas por muros de pedra seca, conhecidos por “currais” ou “curraletas”.

Mostrar
Maroiços

De formação rochosa, são fruto de um amontoamento de pedras de forma cónica ou piramidal, exibidos numa estrutura alongada e em camadas, fazendo lembrar uma espécie de pirâmides astecas.

Mostrar
Gruta das Torres

Localizada na zona de Criação Velha, constitui-se como o tubo lávico mais longo dos Açores e um dos mais extensos da Europa, com cerca de 5 quilómetros de extensão.

Mostrar
Museu do Vinho

Instalado no antigo convento dos Carmelitas, este mostra a história do vinho da ilha do Pico. Lá poderá visitar as vinhas e perceber melhor como era produzido o vinho nesta ilha.

Mostrar

Itinerários

Itinerário I
Itinerário II