





Localizada no Lugar da Fazenda, na freguesia de Santa Cruz das Flores, esta igreja tem uma presença imponente, não só pela sua dimensão, mas também pelo facto de ter sido construída no topo de uma pequena colina. A sua primeira pedra terá sido colocada a 24 de janeiro de 1897, tendo sido concluída totalmente em 1909.
Também conhecida como Igreja Paroquial de Fajãzinha, esta igreja de três naves foi mandada construir no séc. XVIII e a sua planta possui uma capela-mor estreita e apenas uma torre sineira. A sua fachada, complexa e repleta de detalhes, é um exemplo da arquitetura que tanto caracteriza os edifícios religiosos dos Açores.
Apesar de se localizar numa das ilhas mais pequenas do arquipélago, esta igreja é uma das mais imponentes dos Açores. Para além da sua fachada extremamente complexa, esta destaca-se, também pela sua capela- -mor. A igreja terá iniciado a sua construção em 1781, terminando completamente apenas em 1859, demorando quase 80 anos.
A ilha possui sete crateras vulcânicas que se transformaram em sete belas lagoas. Os seus nomes relacionam-se com as suas características paisagísticas: Funda, Rasa, Lomba, Seca, Branca, Comprida e Negra. A última tem 108 metros de profundidade e constitui-se como a mais funda dos Açores.



























































