Flores

FILTRO:

Filtro Categoria

Ocidental Adventures

Ilha: Flores

Categoria: Animação

Rent a Car Nino

Ilha: Flores

Categoria: Transporte

Casas da Quinta

Ilha: Flores

Categoria: Alojamento

Mystic Tours

Ilha: Flores

Categoria: Animação

Maria Alice Alojamento Local – RRAL – 85

Ilha: Flores

Categoria: Alojamento

Alojamento – O Forno Transmontano

Ilha: Flores

Categoria: Alojamento

Snack Bar Barraca Q’abana

Ilha: Flores

Categoria: Alimentação

Aldeia da Cuada

Ilha: Flores

Categoria: Alojamento

PONTOS DE INTERESSE

Igreja de Nossa Senhora de Lurdes

Localizada no Lugar da Fazenda, na freguesia de Santa Cruz das Flores, esta igreja tem uma presença imponente, não só pela sua dimensão, mas também pelo facto de ter sido construída no topo de uma pequena colina. A sua primeira pedra terá sido colocada a 24 de janeiro de 1897, tendo sido concluída totalmente em 1909.

Mostrar
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Localizada nas Lajes das Flores, no largo do Forte de Santo António, esta igreja foi originalmente construída no séc. XVIII, tendo mais tarde sido reconstruída a meados do séc. XX. Esta terá sido erguida em substituição da antiga matriz das Lajes.

Mostrar
Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

Também conhecida como Igreja Paroquial de Fajãzinha, esta igreja de três naves foi mandada construir no séc. XVIII e a sua planta possui uma capela-mor estreita e apenas uma torre sineira. A sua fachada, complexa e repleta de detalhes, é um exemplo da arquitetura que tanto caracteriza os edifícios religiosos dos Açores.

Mostrar
Capela de Nossa Senhora das Angústias

Esta capela terá sido mandada erguer, no séc. XVIII, por dois fidalgos espanhóis, como forma de agradecimento por terem sido salvos do naufrágio do seu galeão.

Mostrar
Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Apesar de se localizar numa das ilhas mais pequenas do arquipélago, esta igreja é uma das mais imponentes dos Açores. Para além da sua fachada extremamente complexa, esta destaca-se, também pela sua capela- -mor. A igreja terá iniciado a sua construção em 1781, terminando completamente apenas em 1859, demorando quase 80 anos.

Mostrar
Poço da Ribeira do Ferreiro

Também conhecido como Poço da Alagoinha, é sem dúvida um ex-líbris da ilha das Flores. A parede extensa que o rodeia é coberta por uma abundante vegetação, da qual vão surgindo várias cascatas, criando uma das paisagens mais incríveis e emblemáticas dos Açores.

Mostrar
Fajã de Lopo Vaz

Esta fajã foi denominada Lopo Vaz, pois foi um dos primeiros povoadores. Pensa-se que foi um dos primeiros sítios habitados na ilha, sendo acessível apenas por um percurso pedestre.

Mostrar
Gruta dos Enxaréus

Cavidade semi-submersa localizada na linha da costa entre Santa Cruz e Caveira. Só é possível visitar através de barco.

Mostrar
Poço do Bacalhau

Como é característico da ilha das Flores, este “poço” vem acompanhado de uma imponente e exuberante cascata com mais de 90 metros de altura. Daí provém uma piscina natural de águas límpidas e cristalinas que se acumula no seu fundo.

Mostrar
As Sete Caldeiras

A ilha possui sete crateras vulcânicas que se transformaram em sete belas lagoas. Os seus nomes relacionam-se com as suas características paisagísticas: Funda, Rasa, Lomba, Seca, Branca, Comprida e Negra. A última tem 108 metros de profundidade e constitui-se como a mais funda dos Açores.

Mostrar
Rocha dos Bordões

É um conjunto de grandes colunas verticais de basalto derivadas da solidificação da lava. Apresenta uma altura significativa e é revestida de musgos e outras vegetações, o que dá origem a um belo elemento geológico.

Mostrar
Morro dos Frades

Localiza-se nas Lajes das Flores e é uma formação rochosa (filão) que possui um formato peculiar, devido à erosão. A esta paisagem está associada uma lenda comovente, sobre uma menina que foi curada de uma terrível doença, devido a poderes milagrosos da rocha.

Mostrar
Morro Alto

Este é ponto mais elevado da ilha, com cerca de 914 metros. Devido à sua altura, este morro proporciona uma vista alargada sobre lagoas e vales verdejantes que dão lugar a pequenas ribeiras. Também é possível avistar as localidades de Ponta Delgada, Fajã Grande e Fajãzinha.

Mostrar

Itinerários

Itinerário I
Itinerário II