







Alguns autores indicam que esta cruz foi trazida por António de Freitas (nome que se encontra assinalado na cruz), natural de Guimarães em 1520. A mesma assinala o pagamento de uma promessa. Foram transportadas 3 cruzes, em que uma foi deixada em Tenerife, outra em África e outra na ilha Graciosa.
Tendo sido construído em 1910, este foi o último templo religioso a ser erguido, na ilha Graciosa, até à atualidade. Localiza-se na vila da Praia, 189 metros de altitude, e possui uma vista panorâmica sobre esta, bem como sobre um pouco da costa Este da ilha.
Esta gruta de origem vulcânica localiza-se na freguesia da Luz e chega a atingir os 96 metros de comprimento, uma largura de 8 metros e altura de 6 metros, sendo assim um dos maiores tubos lávicos na ilha Graciosa. Se percorrer a gruta toda, irá deparar-se com uma surpresa curiosa no final, um altar e uma cruz. Crê-se que foram lá deixados após uma missa ali celebrada algures na década de 70.
Situada na cumeada da Caldeira da Graciosa, esta cavidade de origem vulcânica possui cerca de 56 metros de comprimento, 5 metros de largura e 6 metros de altura de altura. A sua subida é relativamente fácil e recompensadora, pois, ao longo do caminho, obtém-se vistas panorâmicas estonteantes sobre a Caldeira.
Também conhecida por Algar dos Diabretes, corresponde ao único algar vulcânico existente na ilha, com cerca de 37 m de profundidade. Uma caminhada à volta da sua cratera permite desfrutar de diversas perspetivas deste geossítio e ainda contemplar a paisagem envolvente que integra 55 cones de escórias. Da sua elevação tem-se uma vista panorâmica sobre as ilhas da Terceira, São Jorge, Pico e Faial.
Fenómeno vulcano-espeleológico de interesse internacional. Esta cavidade apresenta o seu teto em abóbada perfeita, com cerca de 50 metros de altura na sua parte central. O acesso ao seu interior faz-se através de uma torre edificada em 1939, com uma escadaria em caracol de 183 degraus. Este ex-líbris dos Açores, possuí um lago de água fria e uma fumarola com lama de onde emanam gases sulfurosos.
Também conhecida como Zona Balnear da Vitória, esta localiza-se na freguesia de Guadalupe e é um local de grande beleza natural devido às piscinas que surgiram nas formações rochosas. Apesar de ter recebido recentemente diversos trabalhos de melhoramento, aconselha-se que visite ou banhe-se nas piscinas naturais deste local, apenas quando confirmar que o estado do mar se encontra seguro para tal.
Um monte que proporciona uma agradável vista panorâmica para a Vila de Santa Cruz, na parte norte da ilha. Neste monte, pode visitar três ermidas dedicadas a São João, São Salvador e a Nossa Senhora da Ajuda. Este monte tem uma peculiar característica, pois possui uma praça de touros na sua cratera.























































